Inteligência artificial é aposta para a área da saúde

A tecnologia já faz parte da área da saúde há bastante tempo, como é possível ver com os equipamentos cada vez mais desenvolvidos e precisos, o uso crescente da telemedicina, as impressões 3D e outras aplicações tecnológicas.

Mais recentemente, a Inteligência Artificial tem ganhado destaque e se mostrado uma grande promessa para melhorar a prestação de serviços na área da saúde e a produção de medicamentos em todo o mundo.

No Brasil, principal desenvolvedor de novas ferramentas utilizando a IA na América Latina, essa tecnologia tem estado cada vez mais presente nos hospitais, clínicas, laboratórios de pesquisa e também na gestão de políticas em saúde, pública e privada.

Como a IA pode auxiliar, na prática, o atendimento em saúde
A inteligência artificial pode ser usada em diversas frentes dentro da área da saúde, entre elas para:

  • Melhorar a velocidade e a precisão do diagnóstico e da triagem de doenças;
  • Auxiliar no atendimento clínico;
  • Fortalecer a pesquisa em saúde e o desenvolvimento de medicamentos;
  • Apoiar intervenções de saúde pública, como vigilância de doenças, resposta a surtos e gestão de sistemas de saúde;
  • Capacitar os pacientes a ter maior controle de seus próprios cuidados de saúde e compreender melhor suas necessidades em evolução;
  • Permitir que países com poucos recursos e comunidades rurais, onde os pacientes frequentemente têm acesso restrito a profissionais de saúde ou profissionais médicos, preencham as lacunas no acesso aos serviços de saúde.

Soluções trazem agilidade e qualidade ao atendimento

Estas e tantas outras soluções promovidas pela inteligência artificial vêm do uso combinado de várias tecnologias, envolvendo algoritmos, sistemas de aprendizado, redes neurais artificiais e outras ferramentas que simulam capacidades humanas, que aplicadas à saúde dão a pesquisadores, profissionais da saúde e gestores dados mais precisos e melhores condições de avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento.

Com esse suporte tecnológico, o trabalho de profissionais na saúde ganha agilidade e qualidade, além de permitir um atendimento cada vez mais personalizado.

Por tudo isso, podemos afirmar que a utilização da IA terá, sem dúvida, um dos impactos mais positivos e permanentes na nova medicina, pois além de melhorar o atendimento dos pacientes também auxilia na redução de gastos e desperdícios do setor. Mostra-se, assim, uma das principais ferramentas para a saúde no século 21. 


fale agora com nossos

Especialistas

  • Av. Dez de Dezembro, 7080
    86046-140 - Jardim Igapó
    Londrina - PR
Fale Conosco